h1

Campos de Atuação

Conheça alguns dos campos de atuação do Serviço Social

 

              MEIO AMBIENTE

. Os fatores que justificam a intervenção do Profissional nesta aérea são justamente as novas situações que são geradas não só pelo confronto que passa a existir entre a população, na condição de expropriados e a concessionária, mas também pelos efeitos causados pelos empreendimentos.

No caso das construções de Usinas Hidrelétricas, o objetivo do Serviço Social é o de incrementar as ações que vão possibilitar o desenvolvimento da política energética através de maior geração de eletricidade justificada pela necessidade de atender a demanda causada pelo desenvolvimento econômico regional. Diante dessa justificativa as empresas estatais desapropriam terras, desalojam populações e criam situações de conflito em diferentes momentos: antes da construção, durante e após o término do empreendimento.

 O Assistente Social enquanto pesquisador do meio ambiente

O Serviço Social poderá, como qualquer outra área do conhecimento estudar os impactos ambientais causados pela construção de Usinas Hidrelétricas ou vir a compor uma equipe de pesquisadores que tem como objetivo o estudo dos impactos causados no meio ambiente por essas Usinas.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

           SAÚDE

Os assistentes sociais se inserem, no processo de trabalho em saúde, como agente de interação entre os níveis do Sistema Único de Saúde – SUS com as demais políticas sociais, sendo que o principal objetivo de seu trabalho no setor é assegurar a integralidade e intersetorialidade das ações.

O profissional desenvolve, ainda, atividades de natureza educativa e de incentivo à participação da comunidade para atender as necessidades de co-participação dos usuários no desenvolvimento de ações voltadas para a prevenção, recuperação e controle do processo saúde/doença. O que vale ainda ressaltar na inserção atual do assistente social na área de saúde é o fato de que essa “prática” não é mais mediada pela ideologia da ajuda e sim pela perspectiva da garantia de direitos sociais.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

           EDUCAÇÃO

A presença dos assistentes sociais nas escolas expressa uma tendência de compreensão da própria educação em uma dimensão mais Integral, envolvendo os processos sócio-institucionais e as relações sociais, familiares e comunitárias que fundam uma educação cidadã, articuladora de diferentes dimensões da vida social como constitutivas de novas formas de humana, nas quais o acesso aos direitos sociais é crucial.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

            ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

 O Assistente social como trabalhador da Assistência Social tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeito de direitos e o fortalecimento das políticas públicas. Tendo em vista que o Assistente Social é um profissional comprometido com a autonomia dos sujeitos, com a crença no potencial dos moradores e das famílias das populações referenciadas pelo CRAS, para que rompam com o processo de exclusão /marginalização, assistencialismo e tutela.

 

O profissional de Serviço Social trabalha na emancipação de famílias e comunidades, sendo que, uma das mais importantes dimensões do papel do assistente social, sempre na perspectiva de cumprir com o desafio de integrar as políticas sociais. Uma integração que, respeitadas as especificidades de cada área, se dá pelo ponto que têm em comum: a defesa da vida, da dignidade e do desenvolvimento social que possibilite a mais justa distribuição de bens e riquezas no país.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

 

         EMPRESA

No processo de inserção do Serviço Social no mundo privado do trabalho pode se afirmar que sua atuação nessa direção gira em torno tanto do funcionário quanto da empresa, na resolução ou na contenção de situação conflituosa e/ ou de dificuldades na produção ou nas relações sociais cuja atuação em alguns casos é estendida à família dos funcionários.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

ASSESSORIA E CONSULTORIA

Área de atuação profissional que requer preparo técnico, embasamento teórico e comprometimento ético político. Um profissional capaz de formular, gerir, implementar e avaliar políticas, projetos sociais, elaborar estudos e pesquisas .

 ______________________________________________________________________________________________________________________

ONGs

atividades predominantes são: o esclarecimento de direitos sociais, benefícios e serviços institucionais; o planejamento de programas e projetos sociais; a assessoria/acompanhamento a grupos sociais; orientação/encaminhamento de serviços e benefícios sociais. 

_____________________________________________________________________________________________________________________

 Atuação do Assistente Social no Judiciário

 

O Serviço Social tem seu espaço de trabalho dentro do judiciário, atuando como “peritos” e com isso poderão assumir responsabilidade sobre a vida de pessoas que estão em situações de vulnerabilidade social, que necessitam de proteção judicial.

            Os Assistentes Sociais utiliza o estudo social como instrumento para análise da realidade encontrada pelos autores das ações judiciais podendo ser chamados a dar opiniões, fazer laudos e pareceres sociais. Sendo que estes constituem subsídios para instrumentos as decisões e analise da situação e posicionamento diante dos fatos apresentados.     

 

O Assistente Social na área de consultoria

 

O Assistente Social como consultor através da atuação junto a empresa e seus gestores e colaboradores pode oferecer alternativas que repercutem positivamente na empresa principalmente nas áreas de :

 

  • Elevação da produtividade
  • Melhoria do clima organizacional
  • Redução de acidentes do trabalho
  • Redução do absenteísmo
  • Melhor imagem positiva da Empresa
  • Melhor utilização dos Benefícios oferecidos pela Empresa
  • Mapeamento Social, Diagnóstico Social e Clima Organizacional;
  • Administração de Benefícios / Convênios / Auto-Gestão
  • Sinistralidade de Convênios
  • Terceirização: controles administrativos, implantação de rotinas, suporte à área de RH, de acordo com o perfil e necessidade do cliente.

     O Assistente Social exerce suas funções através de palestras, atendimentos individuais, grupais, dinâmicos e pesquisas, atua também promovendo reflexos sobre a origem dos fatores levando o cliente/ colaborador a ser capaz de decidir sua própria vida e carreira.

 _________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O Assistente Social na área da Habitaçao

  A atuação do Assistente Social na habitação estar norteada pelo Caderno de Orientação Técnico Social ( COTS ) que tem a finalidade de orientar as equipes técnicas sociais dos Estados, Distrito Federal, Municípios, responsáveis pela implantação dos programas habitacionais.Esta intervenção técnico-social é norteada pelos seguintes eixos básicos:

v     Apoio à mobilização e organização comunitária,

v     Condominial, capacitação profissional, geração de trabalho renda, 

v     Educação, sanitária/patrimonial,

v     Trabalho sócio-ambiental e ações informativas.

v     Características sociais e econômicas da população a ser beneficiada.

 

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: